integrantes

Erika Coracini 

Formada em Artes Cênicas - interpretação - pela Universidade de São Paulo. Estudou interpretação no Teatro-Escola Célia Helena, no Teatro Tuca e no Núcleo Experimental do SESI coordenado por Isabel Setti. Participou do CAT – Centro de Aprofundamento Teatral, dirigido por João das Neves. Teve aulas de canto com Sandra Ximenez, Mônica Thiele e atualmente com Andrea Drigo e sanfona com Renata Mattar. Participou de oficinas com Sotigui Kouyaté, Grupo LUME - treinamento do ator com Renato Ferracini e Voz com Carlos Simioni, Adelvane Néia (clown), Bete Dorgam (clown), Renata Melo (corpo), Meninas do Conto (A arte de contar histórias), Gustavo Kurlat (a música narrativa), Bertha Zemel (análise do texto), Denise Weinberg (Teatro Contemporâneo), Cristiane Paoli Quito (O jogo), Juliana Carneiro da Cunha (Théatre du Soleil), Cristina Salmistraro (dança contemporânea), Sabine Uitz do Teatro Della Rose (voz cantada e voz falada), Lincoln Antonio (musicalização). Como atriz, atuou nos espetáculos  “Correspondências”, direção de Beth Lopes, com o qual participou do VIII Festival Internacional de Teatro Universitário de Santiago de Compostella; “Made in Brazil”, direção Pedro Granato, “O Triângulo: um elogio amoral”, direção de Esio Magalhães, “Santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim”, direção de Georgette Fadel, com o qual ficou em cartaz no Teatro Popular do SESI, “Santa Joana dos Matadouros”, com direção de Zé Renato, foi integrante do antigo grupo Forte Casa Teatro, no qual atuou nos seguintes espetáculos: “Hamlet – Canastra Real”, direção de Gabriel Carmona, "Falatório", direção de René Piazentin, "Alembrar", direção de Rebeca Braia e “Arapucaia”, direção de Magê Blanques. No mesmo grupo, dirigiu a peça “Sobre Concreto Sonho” projeto de Fomento ao Teatro de SP, chamado ‘Vizinhanças’. Como contadora de histórias atua nos espetáculos “O Reino do Vajucá”, “Por que no céu tem tanta estrela?” e “Karingana”que já se apresentaram em sescs e bibliotecas. Em parceria com Verlucia Nogueira, atuou e co-dirigiu o espetáculo “Pequenas Áfricas Brasis” e ‘Contos para as Estrelas’, que fez diversas apresentações, entre elas: Fentepp, no IV Festival "A Arte de Contar Histórias" 2008, em bibliotecas, sescs e CEUs.Como dançarina e cantora atua no grupo Pé de Zamba, dirigido por Andrea Soares.Foi professora de jogos teatrais e expressão corporal para associações de terceira idade pelo programa de parcerias do Governo de São Paulo e para crianças da Favela do Sapé pelo programa Ofício Social da Prefeitura de São Paulo. Coordenou e ministrou aulas no Ponto de Cultura da UMES. Atualmente é professora de Voz e Danças Brasileiras na Escola Superior de Teatro Célia – Helena. Recebeu em 2008 o título de mestre na ECA/USP com a dissertação “Jongo e Teatro: princípios performáticos da festa”.


Paula Carrara 

Atriz, formada pela ECA-USP, desenvolveu o trabalho “Corpo do Som e Som do Corpo” (2007), baseada em sua experiência com Sabine Uitz (Via Rosse Teatro - Itália). Também realizou a pesquisa “O Abstrato e o Concreto no Treinamento Vocal do Ator”, financiada pela CNPq (2002-2004). Em 2008, recebe o apoio do MInc ( Programa de Intercâmbio e Difusão, do Ministério da Cultura), para representar o Brasil no III Encontro Pedagógico Internacional “Vocis Vocalis” sobre a voz em cena. Como atriz, participa do Núcleo Vazantes (2006-2008) - indicada ao prêmio de melhor atriz no espetáculo “Imóvel” (Festival Patos de Minas) – e do Núcleo Tubo de Ensaio (1998 – 2005), onde participou dos espetáculos: “A Divina Comédia” (1998) - de Dante Alighieri , “A Investigação” (1999) - de Peter Weiss, “O Brasil dos Sonhos de Olavo” (2000) e “Flexão de Cristo” (2001) - de Wilson Julião, “O Tímon de Atenas” (2003) - de William Shakespeare e o infantil ”As Sete Cores de Dizeroah!” (2000 – 2005). Realizou workshops com: François Kahn (França), Jesser de Oliveira (LUME Teatro), Norberto Presta e Sabine Uitz (Via Rosse Teatro), Sílvia Leblon, Gina Monge (Chile). Atuou como coordenadora de oficinas na área de voz: Oficina Cultural Oswald de Andrade (2009), Câmara de Cultura de São Bernardo (2007-2009) - e na área de criação e interpretação: Câmara de Cultura de São Bernardo (2007 - 2009), Casa de Cultura de Jandira (2006), entre outros.



Renata Asato 


Atriz, formada em Bacharelado em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH (2012) e graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2009), onde iniciou sua formação artística com o Grupo de Teatro Tangerina (2004-2009). Em 2012, foi aluna-pesquisadora FAPESP com o projeto de iniciação científica “O Teatro Sagrado: entre o ritual e o fenômeno teatral”, com orientação de Bete Dorgam. Atualmente integra como atriz a Penélope Cia de Teatro, em processo criativo do espetáculo “Sem Palavras” (2013), com direção de Erika Coracini e dramaturgia de Alexandre Krug; e o Estúdio da Cena, núcleo de criação e experimentação de espetáculos da Escola Superior de Artes Célia Helena, com o diretor Marco Antonio Rodrigues e o dramaturgo Samir Yazbek na realização do espetáculo “ODISSEIA” (2012-2013). Participa também do Grupo Sopro como assistente de direção na montagem do texto “Nossa Senhora das Nuvens” (2013), de Aristides Vargas, com direção de Erika Coracini. É atriz-criadora e idealizadora da peça “Avesso – Um relato íntimo”, dirigida por Rubia Reame (2011). Ao longo do curso de interpretação da ESCH, foi dirigida pelos artistas Simoni Boer, Eduardo Okamoto, Guilherme Sant’Anna, Bete Dorgam e Dagoberto Feliz. Com o Grupo de Teatro Tangerina, realizou as peças: “Entre Romeus e Julietas” (2008), adaptação da obra de William Shakespeare; “Os Físicos” (2007), de Friedrich Dürrenmatt; “Quando Apenas Detalhes” (2005), criação coletiva; e “Notas do Humano Sobre Impressões do Ser ou 17 Corpos em Exercício Cênico” (2004), criação coletiva; todas dirigidas pelos artistas Otavio Dantas e Rubia Reame. Além disso, cursou o Laboratório Dramático do Ator com o diretor Antônio Januzelli “Janô” (2010), estudou interpretação para cinema com o ator Flavio Rocha no Studio Fátima Toledo (2009) e praticou dança moderna com o Método Martha Graham sob a direção das irmãs Claudia e Cristiana de Souza (2005/2006).


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